PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1- ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:
ü Adrielly Vidal da
Silva
ü England Scarlatt
Gomes Ferreira Quiareli
ü Jessica Hilário Pinto
ü Rhayany Ferreira Maia
ü Taynara Machado da
Silva
2- PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos
3- INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da
Silva Ferreira
4-
IDENTIFICAÇÃO
DA TURMA: Maternal I
5- DATA: 02 de Setembro de
2013
6- PROJETO: A turma do maternal I! Um encontro com o extraordinário!
7- JUSTIFICATIVA:
A partir da elaboração do Projeto Coletivo de
Estágio e do Projeto de Intervenção intitulado “Agora sim! O encontro com o
extraordinário” busca-se evidenciar a criança como sujeito de direitos, de desejos,
de conhecimento, que está ávida por conhecer, tocar, experimentar, sentir,
falar ... Entendemos assim, a educação infantil como a possibilidade de
desenvolver na criança múltiplas dimensões: emocional, sensorial, motora,
mental, socioafetiva.
Certo dessa perspectiva, o nosso trabalho com
o Maternal I tem como fundamento possibilitar às crianças a interação com o
meio e com os outros que estão a sua volta a partir da roda de conversa e das
brincadeiras. Isso quer dizer que os saberes e os conhecimentos trabalhados
emergirão de um contexto significativo em que as crianças terão um papel ativo
na elaboração e execução dos percursos a serem trilhados para a realização dos
propósitos objetivados.
8-
OBJETIVOS:
·
Integrar-se com todos do grupo por meio da
roda de conversa;
·
Estimular a imaginação, a expressão oral e
corporal das crianças;
·
Valorizar e incentivar os diferentes modos
das crianças se expressarem;
·
Explorar o universo das representações infantis
sobre certos objetos do mundo;
·
Incentivar a prática do diálogo, do respeito
das ideias e opiniões dos outros;
·
Instigar a análise e formulações de ideias.
9-
ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
1º
momento: Organizaremos com as crianças uma roda de conversa, no
pátio, em que apresentaremos uma caixa surpresa, esta que será passada de mão
em mão com intuito de que possam adivinhar o que se tem dentro.
2º
momento: Após circular por alguns minutos e todos terem emitindo
sua opinião sobre o conteúdo da caixa ela será aberta e os objetos serão
apresentados,
3º
momento: Neste momento, as crianças novamente serão estimuladas
a falar se conhecem a utilidade dos objetos que estão dentro da caixa (carta,
pote, chapéu, protetor solar);
4º
momento: Leremos a carta;
5ºmomento:
Discutiremos sobre o espaço da floresta e depois cantaremos a música “Vamos
passear na floresta”, fazendo movimentos e gestos que sugerem o matagal, a
árvore, o rio, a caverna, a ponte, a cabana, a porta.
Fechamento do dia: Encerraremos
nosso dia refletindo com as crianças sobre o que aprendemos e o que faremos no
próximo encontro para ajudar a Chapeuzinho a encontrar a floresta.
10- RECURSOS
·
Caixa de papelão;
·
Chapéu;
·
Papel;
·
Cola;
·
Tesoura;
·
Pote;
·
CD;
·
Protetor solar;
·
Aparelho de som;
·
Fundamentos teóricos;
·
Professoras e estagiárias.
11-ORGANIZAÇÃO
DO ESPAÇO:
Inicialmente será utilizada
parte do pátio, em que as crianças serão organizadas em roda; posteriormente
quando estivermos trabalhando com a música utilizaremos um espaço mais amplo
para facilitar a movimentação das crianças.
12-AVALIAÇÃO
13-REAVALIANDO
O DIA
No primeiro dia de desenvolvimento do projeto, as
crianças se encantaram com a caixa surpresa: pegaram, seguraram, sacudiram, levantaram
hipótese (falaram que havia principalmente brinquedos e doces), várias
tentativas foram feitas para descobrir o que estava lá dentro; a curiosidade
instigou a imaginação. Aproveitamos essa euforia e estimulamos as crianças o
máximo possível a se expressarem verbalmente.
Notamos que a leitura da carta, relativamente longa, os fez dispersar, questão que nos levou refletir que quando formos ler algo temos que ser breve, pois crianças dessa faixa etária se distraem com facilidade.
A fantasia dos pequenos foi aumentando, quando propomos a música, em que cantaram e dançaram conosco, dialogando como se os personagens da mesma fossem reais.
Assim pontua-se que os nossos objetivos para esse dia foram atingidos, apesar de algumas falhas, conseguimos dar vez e voz para cada uma das crianças, alcançando o que mais almejávamos que era a participação e envolvimento de todos.
Notamos que a leitura da carta, relativamente longa, os fez dispersar, questão que nos levou refletir que quando formos ler algo temos que ser breve, pois crianças dessa faixa etária se distraem com facilidade.
A fantasia dos pequenos foi aumentando, quando propomos a música, em que cantaram e dançaram conosco, dialogando como se os personagens da mesma fossem reais.
Assim pontua-se que os nossos objetivos para esse dia foram atingidos, apesar de algumas falhas, conseguimos dar vez e voz para cada uma das crianças, alcançando o que mais almejávamos que era a participação e envolvimento de todos.
14-FONTES
DE CONSULTAS
ANGELO, Adilson De. O espaço-tempo da
fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In:
KRAMER, Sonia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação
infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
15 - FOTOS:
15 - FOTOS:
16 - Música:
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