sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Planejamento Maternal I


PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE

1-    ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:   

ü  Adrielly Vidal da Silva
ü  England Scarlatt Gomes Ferreira Quiareli
ü  Jessica Hilário Pinto
ü  Rhayany Ferreira Maia
ü  Taynara Machado da Silva

2-    PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-    INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira
 
4-    IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal I

5-    DATA: 25 de setembro de 2013

6-    PROJETO: A turma do maternal! Um encontro com o extraordinário! 

7-    JUSTIFICATIVA:
 
 A perspectiva de desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica, que possibilite ações e atitudes investigativas nos impulsiona a organizar um ambiente gerador de muito diálogo. Nessa linha de pensamento, é necessário criar um clima interativo, dentro do contexto da criança, instigando reflexões, levando a criar uma rede de novos conhecimentos. Segundo Almeida (2013) educar está no mesmo patamar de conscientizar, questionar, duvidar na perspectiva de originar o novo. O pensamento crítico e reflexivo deve ser estimulado desde o início da formação por meio da indagação, para que a compreensão do mundo se faça além do que está posto e contribua para transformar o que já existe.

8-    OBJETIVOS

·         Estimular as formas que as crianças têm de significar e ressignificar o mundo à sua moda;
·         Valorizar e potencializar as experiências, as descobertas e as diferentes formas de se expressar das crianças;
·         Despertar na criança o interesse por diferentes estímulos sonoros;
·         Trabalhar capacidades expressivas;
·         Desenvolver a consciência corporal;
·         Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
·         Desenvolver movimentos amplos: saltar, pular, andar;

9-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
 
1º Momento: Organizaremos com as crianças uma roda de conversa, em que relembraremos a floresta, a personagem principal, e a história por nós construída ao longo dos nossos encontros. Logo em seguida perguntaremos sobre a floresta pintada por eles e começaremos montar o cenário para a encenação da história do encontro entre as duas Chapeuzinhas.
2º Momento: Faremos um grande suspense sobre o mundo encantado e perigoso da floresta, para isso ouviremos músicas relacionadas com a natureza, a floresta, e a história.
3º Momento: Após essa discussão montaremos com as crianças a encenação em que a “Chapeuzinho Azul” se encontra com sua irmã a “Chapeuzinho Vermelho” e levarão juntas os docinhos para a vovozinha atravessando a floresta e enfrentando o lobo mal com a ajuda do caçador.
 Fechamento do dia: Encerraremos nosso dia e nosso projeto refletindo com as crianças sobre o que mais gostaram nesse encontro e em todas os outros anteriores.
 
10- RECURSOS:
 
·         Papel;
·         Tesoura;
·         Tintas;
·         Doces;
·         Cola;
·         T. N. T.
·         Pen drive;
·         Aparelho de som;
·         Fundamentos teóricos;
·         Professoras e estagiárias.

11- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:

Inicialmente utilizaremos uma parte do pátio para fazer a roda de conversa; em seguida acontecerá a encenação e será usada a amplitude desse espaço enfeitado com os trabalhos das crianças feitos na nossa 2ª vivência. 

12- AVALIAÇÃO

Durante o desenvolvimento da proposta de trabalho será observado o diálogo das crianças e interação na roda de conversa, observando se relembrarão algo sobre nossas vivências; analisaremos ainda o envolvimento das crianças na encenação da história, além disso, observaremos os pontos que mais chamaram a atenção das mesmas nesse último encontro.

13- REAVALIANDO O DIA
            Ao encerrarmos o último dia de estágio, na turma Maternal I, conseguimos perceber que os objetivos propostos foram contemplados, as crianças interagiram bastante, no momento em que foi retomado todo o caminho que percorremos até este dia. No entanto, na hora do teatro, aconteceu algo que jamais poderíamos imaginar que aconteceria, na entrada do personagem do lobo, alguns pequenos se apavoraram e começaram a chorar, dessa forma foi preciso se descaracterizar imediatamente para que eles se acalmassem.  Apesar desse contratempo, com tudo que já havíamos construído juntos propomos outras brincadeiras, em que todos interagiram e se divertiram muito. Com isso percebemos que, “... a vida do grupo, a construção das relações e a afetividade são essenciais       ” (ZANINI; LEITE, 2008, p.71).
            Dessa forma, encerramos o estágio no campo creche, com tamanha satisfação, pois sentimos que conseguimos concretizar o nosso projeto “Turma do maternal I! Um encontro com o extraordinário”, pelo fato, de mesmo utilizando materiais simples, porém de forma bem fundamentada,  conseguimos criar situações significativas para as crianças que surpreenderam a todos nós com muito envolvimento e desenvoltura durante as atividades propostas. Uma questão que destacamos é o fato de termos construindo tudo com as crianças e não para as crianças, um diferencial que precisa ser levado em consideração nas práticas empreendidas com os pequenos. 
Outro aspecto que deve ser ressaltado é que tivemos uma visão estereotipada acerca dos pequenos, ficamos no “achismo” de que os mesmos não alcançariam nem mesmo o que propomos, contudo eles nos surpreenderam. Assim conseguimos entender Ostetto (2004 apud Zanini; Leite, 2008, p. 92) em sua ideia que:
a possibilidade de um cotidiano prazeroso, criativo, colorido, musical, dançante, repleto de movimento, aventura e trocas dependerá, em muito, das possibilidades do adulto, da relação que estabelece com as diferentes linguagens, do seu repertório cultural.
            Portanto, podemos aqui destacar que proporcionamos às crianças experiências que certamente, “nunca” tiveram, e que ficarão marcadas em suas vidas para sempre, pois foram construídas em momentos significativos e de intensa interação e prazer.

14- FONTES DE CONSULTAS

ALMEIDA, Priscila. A Construção Do Pensamento Crítico e Reflexivo Em Crianças Das Séries Iniciais. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/26727/a-construcao-do-pensamento-critico-e-reflexivo-em-criancas-das-series-iniciais#ixzz2fLRmMSnF. Acesso em 19 de set. 2013.
ZANINI, Juliana Quint dos Santos e LEITE, Raquel Winz. Sobre afetividade e construção de vínculos na educação infantil. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação infantil: partilhando as experiências de estágio. Campinas-SP: Papirus, 2000, p. 175-198.
15 - FOTOS


























































































 

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