quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Planejamento Maternal I

 

PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE

1-    ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:   

ü  Adrielly Vidal da Silva

ü  England Scarlatt Gomes Ferreira Quiareli

ü  Jessica Hilário Pinto

ü  Rhayany Ferreira Maia

ü  Taynara Machado da Silva

2-    PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-    INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira
 
4-    IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal I
 
5-    DATA: 16 de setembro de 2013
 
6 -  PROJETO: A turma do maternal! Um encontro com o extraordinário!

7- JUSTIFICATIVA:

 

As atividades por nós formuladas, para o Maternal I, visam que a partir delas consigamos demonstrar o respeito às individualidades, ao universo cultural que estão inseridas, mas ao mesmo tempo acreditando no potencial que cada uma tem e pode desenvolver a partir das experiências que forem sendo proporcionadas. Segundo Ramos e Fernandes (2011),

 

[...] é preciso que o professor acredite no potencial das crianças, respeitando sua individualidade, sabendo que as dificuldades, obstáculos e as insatisfações fazem parte da caminhada escolar, por isso deve oferecer atividades e oportunidades para que a criança comunique, crie e se expresse emocionalmente e fisicamente, para o crescimento pessoal e construção da sua autonomia, despertando assim o desejo de descobrir e aprender por meio da interação com o mundo.

                       

Voltando-nos para o trabalho, que se realizará, referente à manipulação e experimentação, estaremos buscando com que os pequenos coloquem literalmente a “mão na massa”, com o intuito de não apenas desenvolver a motricidade, mas que seja uma forma de se apropriarem do mundo, assim Fronckowiak e Richter (2005, p. 94) afirmam que,

 

As crianças gostam e necessitam mexer-se e mexer nas coisas do mundo, bolinar o mundo, provocar o mundo até que o mundo as seduza, as contagie, gerando transformação em ambos. [...] É a experiência sensível do corpo e o movimento afetivo das mãos que especificam o ato poético, a interrogação, o espanto, a admiração.

 

                Lançaremos mão também a linguagem teatral.

 

8-    OBJETIVOS

·         Dar voz e vez as crianças proporcionando a elas formas de se expressarem;
·         Instigar a curiosidade das crianças;
·         Incentivar as crianças a se expressarem oralmente e corporalmente;
·         Desenvolver a coordenação motora fina e grossa por meio da produção da massinha;
·          Explorar o universo das cores;
·         Proporcionar a apreciação dos sons da natureza;
·         Possibilitar às crianças experiências significativas a partir do manuseio com os ingredientes para produção dos doces. 

9-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS

1º Momento: Iniciaremos as atividades do dia com uma apresentação com fantoches, em que faremos uma brincadeira com as crianças para que encontrem os chapéus vermelho e azul que estarão escondidos pelo espaço e assim faremos uma breve discussão retomando os assuntos discutidos. 

2º Momento: Após esse momento falaremos sobre uma encomenda  deixada novamente pela chapeuzinho azul, dessa vez não dentro da caixa, mas será entregue pelos personagens da história dos fantoches, que será um livro com a historia da chapeuzinho vermelho.
 
3º Momento: A história da chapeuzinho ser contada de forma que chame a atenção das crianças para os doces que ela levará para a sua vovozinha na outra semana quando for visitá-la. Ao longo da história as crianças ouvirão os sons da floresta (pássaros, rio, chuva). Chamar a atenção durante a história para os diferentes sons produzidos pela natureza. 

4° Momento: Depois de trabalharmos bem e envolvermos os pequenos com o assunto, iremos propor que juntos ajudemos a chapeuzinho a fazer os doces para sua vovó, e com massinha, deixaremos que amassem e façam os doces da maneira como quiserem e depois colorirão com tinta.

Fechamento do dia: Logo após esse momento levaremos um fogão de brinquedo em que iremos colocar os doces para na próxima semana a Chapeuzinho Vermelho e a Chapeuzinho azul levem a casa da vovó. 

10- RECURSOS:

·         Chapéu azul;
·         Chapéu vermelho;
·         Dedoches;
·         Farinha de trigo;
·         Óleo;
·         Sal;
·         Casa de fantoche;
·         Anilina;
·         Água;
·         Papelão;
·         Fogão de brinquedo;
·         Forma de alumínio;
·         Fita adesiva;
·         Livro da chapeuzinho vermelho;
·         Forro para o chão;
·         Papel;
·         Tesoura;
·         T. N. T.
·         Pen drive;
·         Aparelho de som;
·         Fundamentos teóricos;
·         Professoras e estagiárias. 

11-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:

Utilizaremos todo o espaço referente ao dormitório, para que consigamos inicialmente esconder os chapéus, montar a apresentação com dedoches, contar a história intercalando com apreciação dos sons da floresta, por fim produzir a massinha com as crianças.

12-AVALIAÇÃO

Avaliaremos como nos encontros anteriores, a forma como as crianças irão agir diante da história e representação realizada, se elas se encantarão com a magia da história. Observaremos as atitudes e a interação dos pequenos quanto ao contato com a textura da massinha de farinha, ainda notaremos os aspectos imaginários que surgirão durante a manipulação dos recursos propostos. E a partir desta avaliação, ver o que foi significativo às crianças para planejarmos a próxima etapa.

13-REAVALIANDO O DIA

     As crianças interagiram e participaram durante a história com fantoches respondendo as perguntas feitas. Na brincadeira com os chapéus escondidos eles se movimentaram e divertiram ao procurarem, e explodiram de alegria ao encontrar os objetos escondidos. Ao confeccionar os doces com farinha de trigo eles quiseram logo rasgar os pacotes, ao pegar na farinha ficaram com receio por ser uma sensação diferente para eles, mas logo já se envolveram e começaram a amassar e a lambuzar, produzindo a massinha e ao colorir a com a anilina eles ficaram maravilhados com as cores, até nos contagiamos com tal euforia, pelo fato de terem ido além das expectativas almejadas.   

14-FONTES DE CONSULTAS

FRONCKOWIAK, Ângela; RICHTER, Sandra. A dimensão poética da aprendizagem na infância. Reflexão e Ação. v 13. nº 1. p.91-104., jan/jul 2005. Santa Cruz do Sul: EDUNISC.
 
RAMOS, Camila Siara; FERNANDES, Marcela de Melo. A importância de desenvolver a psicomotricidade na infância. 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd153/a-importancia-a-psicomotricidade-na-infancia.htm. Acesso em: 13 de set. de 2013.

15 - FOTOS




































































 

 

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