domingo, 24 de novembro de 2013

Planejamento: Maternal I


                                                          

                 PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE

1-    ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:  

ü  Adrielly Vidal da Silva
ü  England Scarlatt Gomes Ferreira Quiareli
ü  Jessica Hilário Pinto
ü  Rhayany Ferreira Maia
ü  Taynara Machado da Silva

2-    PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-    INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira

4-    IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal I

     5- DATA: 02 de Setembro de 2013 

6- PROJETO: A turma do maternal I! Um encontro com o extraordinário!
7-  JUSTIFICATIVA: 

 A partir da elaboração do Projeto Coletivo de Estágio e do Projeto de Intervenção intitulado “Agora sim! O encontro com o extraordinário” busca-se evidenciar a criança como sujeito de direitos, de desejos, de conhecimento, que está ávida por conhecer, tocar, experimentar, sentir, falar ... Entendemos assim, a educação infantil como a possibilidade de desenvolver na criança múltiplas dimensões: emocional, sensorial, motora, mental, socioafetiva.
  Certo dessa perspectiva, o nosso trabalho com o Maternal I tem como fundamento possibilitar às crianças a interação com o meio e com os outros que estão a sua volta a partir da roda de conversa e das brincadeiras. Isso quer dizer que os saberes e os conhecimentos trabalhados emergirão de um contexto significativo em que as crianças terão um papel ativo na elaboração e execução dos percursos a serem trilhados para a realização dos propósitos objetivados.

8-     OBJETIVOS: 

·         Integrar-se com todos do grupo por meio da roda de conversa;
·         Estimular a imaginação, a expressão oral e corporal das crianças;
·         Valorizar e incentivar os diferentes modos das crianças se expressarem;
·         Explorar o universo das representações infantis sobre certos objetos do mundo;
·         Incentivar a prática do diálogo, do respeito das ideias e opiniões dos outros;
·         Instigar a análise e formulações de ideias.

9-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS

1º momento: Organizaremos com as crianças uma roda de conversa, no pátio, em que apresentaremos uma caixa surpresa, esta que será passada de mão em mão com intuito de que possam adivinhar o que se tem dentro.
2º momento: Após circular por alguns minutos e todos terem emitindo sua opinião sobre o conteúdo da caixa ela será aberta e os objetos serão apresentados,
3º momento: Neste momento, as crianças novamente serão estimuladas a falar se conhecem a utilidade dos objetos que estão dentro da caixa (carta, pote, chapéu, protetor solar);
4º momento: Leremos a carta;
         5ºmomento: Discutiremos sobre o espaço da floresta e depois cantaremos a música “Vamos passear na floresta”, fazendo movimentos e gestos que sugerem o matagal, a árvore, o rio, a caverna, a ponte, a cabana, a porta.
           Fechamento do dia: Encerraremos nosso dia refletindo com as crianças sobre o que aprendemos e o que faremos no próximo encontro para ajudar a Chapeuzinho a encontrar a floresta. 

10- RECURSOS

·         Caixa de papelão;
·         Chapéu;
·         Papel;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Pote;
·         CD;
·         Protetor solar;
·         Aparelho de som;
·         Fundamentos teóricos;
·         Professoras e estagiárias.

11-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:

Inicialmente será utilizada parte do pátio, em que as crianças serão organizadas em roda; posteriormente quando estivermos trabalhando com a música utilizaremos um espaço mais amplo para facilitar a movimentação das crianças.

12-AVALIAÇÃO

 Durante o desenvolvimento das atividades será observado o interesse e o envolvimento das crianças quanto às propostas a elas apresentadas para que assim possamos refletir se foram significativas e se acrescentaram algo as mesmas, para em seguida reelaborar as próximas vivências.

13-REAVALIANDO O DIA

         No primeiro dia de desenvolvimento do projeto, as crianças se encantaram com a caixa surpresa: pegaram, seguraram, sacudiram, levantaram hipótese (falaram que havia principalmente brinquedos e doces), várias tentativas foram feitas para descobrir o que estava lá dentro; a curiosidade instigou a imaginação. Aproveitamos essa euforia e estimulamos as crianças o máximo possível a se expressarem verbalmente.  
         Notamos que a leitura da carta, relativamente longa, os fez dispersar, questão que nos levou refletir que quando formos ler algo temos que ser breve, pois crianças dessa faixa etária se distraem com facilidade.
           A fantasia dos pequenos foi aumentando, quando propomos a música, em que cantaram e dançaram conosco, dialogando como se os personagens da mesma fossem reais.                                                                      
           Assim pontua-se que os nossos objetivos para esse dia foram atingidos, apesar de algumas falhas, conseguimos dar vez e voz para cada uma das crianças, alcançando o que mais almejávamos que era a participação e envolvimento de todos.    

14-FONTES DE CONSULTAS
 
ANGELO, Adilson De. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sonia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.            

15 - FOTOS:




 
16 - Música:

http://www.youtube.com/watch?v=viL-kb18RAo
 


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